TIPOS de RENDA FIXA e Como Funcionam - Santo Dividendo

Santo Dividendo desenvolvido para novos acionistas/investidores sem condições de realizar grandes investimentos, Integrar à teoria da internet para a vida financeira, disponibilizando dicas, métodos, orientações e material consultivo, tirando dúvidas online, investidor esforçado é garantia de dividendos na conta. Investindo bem e com pouco dinheiro, o Santo Dividendo trás os melhores conteúdos e atualizações.

Breaking

Home Top Ad

sábado, 30 de julho de 2022

TIPOS de RENDA FIXA e Como Funcionam

Para você que não sabe nada sobre investimento e só conhece a poupança, saiba que existem outros tipos de investimentos seguros e rentáveis para você.

Durante muito tempo, nossos pais, avós, nos ensinaram que o melhor jeito de guardar dinheiro e deixa-lo aplicado na poupança, pois se tratava de um investimento seguro; porém, oque eles não sabem é que a poupança possui um dos menores rendimentos, e que existe outras formas de poupar deixando seu dinheiro rendendo ainda mais.

Neste post, conhecer os tipos de renda fixa e como funcionam; bora lá?

Tudo que precisa saber sobre Renda Fixa e suas Aplicações
TIPOS de RENDA FIXA e Como Funcionam

Para começar, acredito que você já deve ter ouvido falar em tesouro direto, CDB, CDI, entre outros. Mas, o que isso significa? E antes de dar nosso ponta pé inicial, não esqueça de curtir a nossa página no instagram e inscrever-se no nosso canal no youtube.

Logo, os investimentos em renda fixa se tornaram bastante vantajosos nestes últimos tempos, principalmente com a Selic à 13,25%.

Vamos tomar nota sobre os tipos de investimentos, pois é fundamental o estudo e conhecimento sobre o assunto.

Os principais investimentos de Renda Fixa: São CDB ou Tesouro Direto?

Para você que não sabe estes 2 investimentos são os mais conhecidos no ramo da renda fixa.

1. Tesouro Direto

Este é um título emitido pelo governo, são títulos de renda fixa que servem para captação de recursos para utilizar no desenvolvimento de áreas governamentais.

Podemos dividi-lo em 3 grupos;

Atrelados à inflação: Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais

Prefixados: Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais e o

Indexado à taxa Selic: Tesouro Selic.

Para você que está iniciando neste momento, alguns sites indicam que o melhor categoria para dar entrada de inicio é o tesouro Selic. Ele acompanha a taxa básica de juros da economia e possuí uma instabilidade menor que os demais. E é indicado para reservas financeiras emergenciais, pois poderá resgata-los à qualquer momento.

Contudo a adesão deste tipo de titulo estará muito mais atrelado ao seu objetivo, seja ele para comprar uma casa, um carro ou até mesmo a aposentadoria.

2. CDB

O conhecido Certificado de Depósito Bancário, vulgo, CDB, é um título emitido pelos bancos sejam privados ou públicos.

Estes tipos de investimentos possui uma liquidez diária que costuma estar vinculada ao CDI. Por isso, é um dos investimentos mais conhecidos da categoria da renda fixa. Este tipo de haverá opções de remunerações prefixadas, posfixadas e hibridas. (comentei sobre isso em um dos meus vídeos anteriores o guia para iniciantes em renda fixa).

Conforme mencionado, para os títulos de CDB, os bancos realizam as emissões com rendimentos atrativos para quem está iniciando os investimentos financeiro.

Ao iniciar os investimentos em CDB leve em consideração que quanto maior o prazo para vencimento do título, maior será a rentabilidade.

Por que este tipo de investimento é seguro? Além de estar alocado seu dinheiro em banco e é muito difícil um banco quebrar, ele também é assegurado pelo FGC (fundo garantidor de crédito) até R$ 250.000,00

3. LCI/LCA

“A LCI (Letra de Crédito Imobiliária) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são aplicações de renda fixa semelhantes ao CDB. 

Mas, elas possuem a grande vantagem da isenção de tributos, como o Imposto de Renda (IR). Assim, os rendimentos vêm diretamente para o seu bolso. “

Deve-se atentar aos investimentos em LCI e LCA pois as taxas de remuneração são menores comparados ao CDB devido à isenção do IR. Contudo, pode-se avaliar os títulos e dependendo do título poderá ser melhor que o CDB, devido ao desconto do IR.

4. Debêntures

São títulos emitidos pelas empresas, privadas, públicas ou governamentais, com o intuito de levantar dinheiro para liquidação de dividas ou financiar projetos.

Contudo, leve em consideração que títulos dessa categoria, poderá oferecer maiores riscos, dado que a empresa poderá vir a falir e não é amparada pelo FGC.

Lembre-se sempre de avaliar a empresa, veja como está o risco de crédito da empresa, procure por sites confiáveis, normalmente, é fácil localizar este tipo de informação.

5. Letras de Câmbio

As LC’s possuí similaridade com os investimentos em CDB. Os titulso emitidos nesta categoria são de responsabilidade de instituições financeiras com porte menor.

É costumeiro encontrar rentabilidade maior neste tipo de investimento do que os demais de renda fixa.

Infelizmente os riscos são altos para essa categoria, porém conta com a garantia do FGC até R$ 250.000,00. Atente-se sempre ao risco de crédito das empresas que emite este tipo de titulo.

6. CRI/CRA

São poucos conhecidas, o CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e o CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio).

Diferente das LCI e LCA, que são títulos com emissões bancárias, estes investimentos tem o risco embasado as empresas que são captadoras de recursos, porém possuem garantias para seu investimento (imóveis e terrenos, é um dos exemplos).

Por serem investimentos com alto grau de risco, possui algumas vantagens, desde isenção do IR, a taxa de rendimento é normalmente é alta. Infelizmente não é amparada pelo FGC. 

7. Poupança

Acredito que essa não deveria estar na lista, pois convivemos a bastante tempo com essa opção, mas como é para conhecer os títulos de renda fixa.

A poupança é um dos investimentos mais populares do Brasil, porém não é recomendada por nenhum especialista em finanças, por possuir um rendimento muito baixo, fazendo seu dinheiro quase que se desvalorizar.

Temos duas formas de ver a rentabilidade da poupança; Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será 0,5% ao mês + TR. Caso a taxa Selic esteja menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será 70% da Selic + TR.

Chegamos ao fim de mais um vídeo pessoal espero que tenham gostado, não deixe de seguir nosso canal, compartilhar este vídeo, comente.

Antes de finalizar, lembre-se se seu banco sugerir que invista na poupança, faça uma avaliação se vale mesmo a pena deixar seu dinheiro parado com uma rentabilidade baixa; enquanto eles aplicam seu dinheiro ou emprestam com taxas mais elevadas;

Então é isso pessoal, até a próxima.


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Quer saber mais, acesse nosso canal no youtube, nosso blog, curta e compartilhe, deixe seu comentário, dúvida, elogio, reclamação, tá tudo certo, até a próxima.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário