VALE A PENA INVESTIR NO FIAGRO DCRA11? - Santo Dividendo

Santo Dividendo desenvolvido para novos acionistas/investidores sem condições de realizar grandes investimentos, Integrar à teoria da internet para a vida financeira, disponibilizando dicas, métodos, orientações e material consultivo, tirando dúvidas online, investidor esforçado é garantia de dividendos na conta. Investindo bem e com pouco dinheiro, o Santo Dividendo trás os melhores conteúdos e atualizações.

Breaking

Home Top Ad

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

VALE A PENA INVESTIR NO FIAGRO DCRA11?

O fundo imobiliário DCRA11 tem entregado um dividend yield anualizado acima do CDI, mas será que este fundo é tão promissor quanto os demais fundos do agronegócio. Vale a pena investir em fundos do agronegócio? Se você ficou curioso, fique até o final do vídeo, pois, você poderá tirar sua própria conclusão do fundo.

VALE A PENA INVESTIR NO FIAGRO DCRA11?
VALE A PENA INVESTIR NO FIAGRO DCRA11?

Mas, antes de iniciarmos, peço seu apoio, não esqueça de se inscrever no nosso canal, como já é de praxe, não ganhamos nada com a divulgação do conhecimento, apenas contamos com sua colaboração, que se inscreva, clique em curtir e assinale o sininho das notificações, e se ficou com alguma dúvida, poste nos comentários.

Para você que não conhece o fundo imobiliário DCRA11, aqui vão algumas informações relevantes.

O fundo iniciou suas atividades em janeiro de 2022, seu patrimônio está avaliado em 65 milhões de reais, até o último relatório, possuía 9203 cotistas em sua carteira, e 6.7 milhões de cotas emitidas. Sua cota patrimonial é avaliada em R$ 9,51 e possui uma taxa de administração de 0,13% ao ano, taxa de gestão em torno de 0,87% ao ano, e para finalizar uma taxa de performance de 10% do que exceder 100% do CDI.

Vale a pena investir em DCRA11?

Para ir direto ao ponto, o fundo agro DCRA11 pagou no seu último dividendo, a importância de 11 centavos por cota, um dividend yield de 1,16% comparado a cota de mercado. Seu retorno anual está na base de 105,4% do CDI e tem entregado até o momento o dividend yield anualizado de 14,8% estando acima da SELIC que está em 13,75%.

Anotou todas essas informações? As informações transmitidas aqui serão utilizadas novamente no final do vídeo conforme prometido.

O Fundo encerrou o mês com aproximadamente 99,2% do patrimônio líquido alocado em ativos de crédito do agronegócio e 0,8% em outros ativos de renda fixa (liquidez) rendendo 100% do CDI.

No comparativo com o último mês, a base de cotistas evoluiu 9% e desde o início do fundo em janeiro desse ano, 254%. O DCRA11 permanece entre os fiagros com a maior quantidade de cotistas (dados de out/22 disponíveis na B3).

Para você que não possui o fundo DCRA11 na sua carteira, saiba que o fundo já abriu sua segunda emissão de cotas e a expectativas é que seja arrecadado em torno de 70 milhões de reais no mínimo.

Quando olhamos para o DRE Gerencial, podemos notar que atingimos o menor patamar nos últimos 6 meses, obtendo uma receita total de 812 mil, contudo temos mantido um patamar bastante interessante para um fundo pequeno como a DCRA11.

Quando abrimos as despesas, podemos notar que tivemos um aumento significativo, onde existiu a necessidade de utilizar a reserva de lucros para abater as despesas, provavelmente, está atrelado as taxas do fundo.

Com as receitas, despesas e distribuição apuradas, é notório o saldo de reserva ficando negativo para o mês de outubro, portanto, não haverá uma distribuição tão elevada para o mês de dezembro, até mesmo para repor este saldo e deixar um montante para demais despesas eventuais.

A média do dividend yield mensal é de 1,33 conforme imagem demonstrada, e seu dividend yield anualizado chegando a 14,8%, lembrando que estamos apurando a partir de janeiro, pois o fundo DCRA11 iniciou suas atividades neste ano.

Quando se avalia a liquidez do fundo, é possível enxergar que o volume negociado tem aumentado substancialmente durante os meses, chegando ao mês de outubro no valor de 5,6 milhões de reais sendo negociados. Estes valores estão sempre atrelados ao tamanho do fundo. Neste caso, estamos falando de um patrimônio de 60 milhões.

A quantidade de cotistas é importante avaliar, pois auxilia o investidor quando pretende entender a liquidez do fundo, conforme gráfico, desde janeiro o número de cotistas vem em crescente sem igual.

Analisando a carteira de ativos, é importante ressaltar a duração dos títulos, que não ultrapassam 5 anos, obtendo uma duração média de 2,2 anos na carteira. Seu indexador é muito importante para avaliar a rentabilidade da carteira, podemos notar que grande parte está atrelada ao CDI, com poucos títulos atrelados ao IPCA. No final do vídeo irei desbravar sobre a composição destes ativos, será que são bons? Vale a pena investir em DCRA11?

A taxa média ponderada do rendimento ao ano do fundo é Inflação + 11,53% ao ano e CDI + 4,84 ao ano, com um indexador de 78,4% em CDI e 20,8% em IPCA.

Sua diversificação geográfica abrange na maior parte a região sul, acompanhado das regiões sudeste, centro oeste, nordeste e norte.

O relatório do fundo DCRA11 está disponível para todos, essas informações e a descrição dos ativos, o qual estão sendo mostrados neste momento, caso você possua interesse em visualizar, pode ir no site do gestor e baixar este relatório totalmente gratuito.

Ressaltando pontos importantes para tomada de decisão, lembrando que este vídeo não é uma recomendação de compra.

A princípio estamos falando de um pequeno Fundo do Agronegócio, quando comparado com outro fundo, por exemplo VGIA11, temos uma diferença de patrimônio de 600 milhões. A rentabilidade está acima da média, mas se avaliarmos contra um CDB de 110% do CDI, acredito que compense mais. Mas, se você busca algo a longo prazo e quer arriscar, pode vir a ser um fundo promissor, contudo, lembre-se sempre de avaliar os relatórios mensais. Hoje, o fundo está com um desconto para aquisição pois seu P/VP está em torno de 0,93.

O rendimento do fundo atrelado a inflação me chama muito a atenção, pois está com IPCA + 11,53%, isso garante que em uma retomada da inflação, a chance de ganhos maiores pode acontecer. Contudo, o ponto desanimador é o período dos ativos, estão atrelados com retorno médio de 2 anos, contudo é uma ótima base para entender novos cenários e alterar os investimentos.

Lembre-se este vídeo não é uma recomendação de compra!

Para não ficar longo o vídeo, termino por aqui, se você ficou com um gostinho de quero mais, inscreva-se em nosso canal do youtube, como já é de praxe, não ganhamos nada com a divulgação do conhecimento, apenas contamos com sua colaboração, que se inscreva, clique em curtir e assinale o sininho das notificações, e se ficou com alguma dúvida, poste nos comentários.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário