VALE A PENA INVESTIR EM HGBS11 OU VISC11 - Santo Dividendo

Santo Dividendo desenvolvido para novos acionistas/investidores sem condições de realizar grandes investimentos, Integrar à teoria da internet para a vida financeira, disponibilizando dicas, métodos, orientações e material consultivo, tirando dúvidas online, investidor esforçado é garantia de dividendos na conta. Investindo bem e com pouco dinheiro, o Santo Dividendo trás os melhores conteúdos e atualizações.

Breaking

Home Top Ad

sexta-feira, 3 de março de 2023

VALE A PENA INVESTIR EM HGBS11 OU VISC11

Neste vídeo, irei desbravar uma guerra entre fundos voltados ao segmento shoppings, HGBS11 contra V.I.S.C.11. Neste confronto direto, quem levará a melhor? Vale a pena investir em HGBS11? Ou Vale a pena investir em VISC.11? 

Perguntas que poderão ser respondidas, por você. Apresentarei alguns dados e conto com a colaboração de vocês. Postem nos comentários suas dúvidas, opiniões, reclamações e sugestões. 

Lembre-se, este vídeo não é uma recomendação de compra!

VALE A PENA INVESTIR EM HGBS11 OU VISC11
VALE A PENA INVESTIR EM HGBS11 OU VISC11

Antes de iniciarmos, peço seu apoio, não esqueça de se inscrever no canal, como já é de praxe, conto com sua colaboração, se inscreva, clique em curtir e assinale o sininho das notificações, e lembre-se compartilhe este vídeo com seus 5 melhores amigos e bora evoluir juntos!

A quem diga que os fundos estão no mesmo segmento, ambos possuem atuação no segmento shoppings. Ambos os fundos investem em shoppings e alugam o espaço para o comercio. Saliento que ao final da batalha, haverá pontos importantes sobre os fundos que você precisa saber, se deseja investir ou vender, aguarde até o final.

Para começar a batalha dos fundos do segmento shopping é importante deixar claro que estou levando em consideração informações dos relatórios mais recentes.

Vamos avaliar o patrimônio dos fundos? 

Hoje, o fundo HGBS11 possui um valor patrimonial de R$ 2 bilhões, no que se refere ao fundo VISC11, temos um patrimônio de R$ 2 bilhões. Portanto, ambos os fundos possuem em torno de 2 bilhões em valor patrimonial, dessa forma, decretado empate técnico.

O número de cotistas também é um importante indicador de eficiência do fundo. Quando consultei a quantidade de cotistas em cada fundo imobiliário, tive a seguinte informação. No HGBS11 contamos com 91261 cotistas, porém no fundo VISC11 temos 233329. Novamente, o fundo imobiliário VISC11 leva ponto por possuir mais cotistas em comparação ao seu rival.

Taxa de administração é um critério importante, principalmente para o desempenho do fundo imobiliário. A respeito da HGBS11 a taxa administrativa é de 0,60% ao ano sobre o valor de mercado das cotas, no fundo VISC11 temos uma taxa administrativa 1,20% ao ano. Temos uma diferença entre os fundos, porém o HGBS11 leva este round.

Avaliando o P/VP dos fundos imobiliários, pertinente a HGBS11 temos um P/VP de 0,87 e o fundo VISC11 tem um P/VP 0,90. Neste ponto, o fundo HGBS11 se torna superior. Para esclarecer, quando o P/VP está abaixo de 1, significa que a empresa vale em bolsa menos do que o seu patrimônio líquido, portanto seu preço está barato em comparação aos seus ativos. Isso pode ser uma boa oportunidade para o investidor. Ao mesmo tempo, o P/VP abaixo de 1 pode indicar que o mercado está vendo alguma desvantagem naquele ativo. Então, pondere quando escolher, porém, o HGBS11 leva esse Round.

Referente à liquidez diária, importante índice que nos indica a facilidade de converter os ativos em dinheiro. Para este critério o fundo HGBS11, obteve uma média mensal de 32 milhões, ao passo que o fundo VISC11 teve 74 milhões. Portanto, neste round o fundo imobiliário VISC11, ganha 1 ponto.

O dividend yield, normalmente um dos indicadores mais vistos pelos acionistas, levantando os últimos 12 meses, o fundo imobiliário HGBS11 possui um dividend yield de 8,07%, no que se refere ao fundo VISC11, temos 8,15%. Estes dados foram retirados do site funds explorer, particularmente, prefiro ver isso no relatório, contudo não localizei de maneira fácil, e sempre existe uma variação do relatório do fundo para o site. Dessa forma, consideremos empate técnico.

Quantidade de imóveis na carteira, importante avaliador quando se trata da renda via fundo. Olhando para o HGBS11 temos 17 shoppings, quando olhamos o fundo VISC11 temos 19 shoppings. Dessa forma, o fundo VISC11 ganha mais um round.

Outro fator importante é a questão da vacância, trata-se de quantos imóveis estão sem utilização, que não estão gerando receita para o fundo. O fundo HGBS11 possui uma vacância de 6,3% sobre seus ativos, no que se refere o fundo VISC11 possui uma vacância de 6,1%. Portanto, o fundo VISC11 ganha mais um round. Para efeito de orientação, de forma breve, quanto menor for a porcentagem da vacância, indica que menos salas estão desocupadas.

Fator importante para levar em consideração, o fundo HGBS11 possui uma concentração de shoppings em São Paulo muito alta. E o VISC11 possui uma concentração mais distribuída. 

Chega ao fim nossa batalha entre os fundos, HGBS11 com 4 pontos e VISC11 com 6 pontos. Hoje, o fundo VISC11 levou a melhor, entretanto é importante levar em consideração diversos outros fatores que não foram apontados devido ao tempo de vídeo, tais como taxas de inadimplências, indexadores de títulos, ramos de aplicações, duração dos contratos, despesas mensais, entre outros. 

Por que o fundo HGBS11 não conseguiu superar o seu rival VISC11? 

Temos dois fundos muito bem estruturados não é à toa que o número de cotistas só cresce com o passar dos meses. Cada fundo com sua característica, um mais centralizado em São Paulo, o outro mais diversificado. Os fundos estão ativos a alguns anos, com rendimentos recorrentes, contratos muito bem estabelecidos e firmados, buscando agregar vantagens a seus acionistas, somando confiabilidade nos investidores. Os fundos são muito parecidos, inclusive os patrimonios quase parecidos ajuda na disputa mais acirrada. Portanto, escolher um ou outro depende da sua aposta para o futuro, um olhar mais detalhado conforme mencionado a pouco, tais como duração dos alugueis, indexadores de reajustes entre outros.

Todos os dados aqui mencionados, vocês poderão encontrar nos relatórios dos fundos pertinente a novembro de 2022.

Eu espero que tenham gostado, o que acharam da batalha? Este vídeo valeu seu curtir? 

Para não ficar longo o vídeo, termino por aqui, inscreva-se em nosso canal do youtube, como já é de praxe, conto com sua colaboração, que se inscreva, clique em curtir e assinale o sininho das notificações, e se ficou com alguma dúvida, poste nos comentários e não esqueça de compartilhar com 5 amigos!

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário