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domingo, 21 de agosto de 2022

BOMBRIL BOBR4 OQUE NINGUÉM ESTÁ VENDO – É CEDO PARA FALAR DE DIVIDENDOS?

Uma grande marca, que nasceu com um produto revolucionário, soube conquistar a confiança do mercado. A BOMBRIL, uma empresa brasileira de atividades na indústria de higiene e limpeza, detentora de 16 marcas e cerca de 240 itens de limpeza em diversas categorias. A empresa das marcas consagradas como Limpol, Mon Bijou, Sapólio Radium, Kalipto, Pinho Bril e Bombril.

Além de atuar em todo o território nacional, abastecendo o nosso Brasil com produtos, no segundo trimestre de 202, a Bombril continuou exportando para diversos países, Estados Unidos, México, Peru, Bolivia, Argentina, Japão, Bélgica, Angola, entre outros.


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O segundo trimestre encerrou com grandes evoluções de seus indicadores de resultado e performance, com destaques para, volume de vendas com +9,1% em relação ao segundo trimestre de 2021, o maior volume dos últimos seis trimestres consecutivos, a Receita Operacional Bruta, com incremento de +25,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, e +28,8% de aumento no acumulado nos 6 primeiros meses de 2022 em comparação ao 6 primeiros meses de 2021, atingimento de R$ 44,1 milhões de EBITDA no segundo trimestre de 2022, maior resultado atingido pela Companhia em um trimestre dos últimos seis anos.

Além do excelente resultado operacional, destacamos também as iniciativas que têm contribuído para a melhora do perfil de endividamento bancário da Bombril, como é o caso da contratação de linhas de maior prazo - iniciada pela extensão do prazo das debêntures emitidas pela Bombril -, com alongamento significativo do endividamento bancário ainda no 1 trimestre de 2022. As despesas financeiras tiveram um aumento, principalmente devido ao aumento da SELIC, porém em níveis adequados aos resultados apresentados. No trimestre, a Bombril teve Lucro Líquido de R$ 7,9 milhões no segundo trimestre de 2022, ante um prejuízo operacional de R$ 25,7 milhões no segundo trimestre de 2021.

Também mencionamos a compensação dos impostos federais correntes com os créditos fiscais, reconhecidos em 2021, que contribui para a liquidez de caixa da Companhia.

O volume de produtos vendidos no segundo trimestre de 2022 foi de 109,8 mil toneladas, um aumento de 9,1% em comparação com o volume apresentado no segundo trimestre de 2021. No acumulado dos 6 meses de 2022 o volume foi de 212,0 mil toneladas, um aumento de 13,9% em comparação aos 6 Meses de 2021.

A receita operacional bruta atingiu R$ 535,5 milhões, sendo R$ 110,3 milhões maior em relação ao segundo trimestre 2021. No acumulado dos 6 meses de 2022 atingiu R$ 994,5 milhões, sendo R$ 222,5 milhões maior em comparação aos 6 meses de 2021.

O resultado bruto do 2 trimestre de 2022 foi de R$ 128,3 milhões, representando um aumento de 74,3% em relação ao segundo trimestre 2021. O acumulado dos 6 primeiros meses de 2022 foi de R$ 214,2, representando um aumento de 56,1% em relação aos seis primeiros meses de 2021. A recuperação das margens na comparação trimestral foi de um aumento de 8,9 p.p, no Resultado Bruto sobre a Receita Liquida e 4,7 p.p. no acumulado dos 1 semestre de 2022.

No período houve eventos não recorrentes reconhecidos que afetaram o resultado das despesas operacionais no segundo trimestre de 2021. Tais ajustes estão relacionados aos efeitos de reconhecimento dos créditos fiscais na base de cálculo do PIS e da COFINS (R$ 102,6 milhões) e outras despesas administrativas (R$ 14,9 milhões). Não houve eventos não recorrentes reconhecidos no resultado das despesas operacionais no primeiro semestre de 2022. Desconsiderando os eventos não recorrentes, o resultado das despesas e receitas operacionais do segundo trimestre de 2022 foi de -R$ 89,9 milhões, representando um aumento de 19,7% em relação ao segundo trimestre de 2021. No primeiro semestre, o resultado foi de -R$ 173,1 milhões, um aumento de 19,3% em relação aos seis primeiros meses de 2021.

Apesar dos aumentos, representados principalmente pelo efeito inflacionário do período, a Companhia teve maior eficiência pelo efeito da diluição das despesas operacionais com o aumento da receita, com melhora de 1,9 p.p. sobre a Receita Líquida no segundo trimestre de 2022 em comparação com ao primeiro trimestre de 2021 e 2,8 p.p. no acumulado dos seis primeiros meses de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O EBITDA de 2022 não foi impactado por eventos não recorrentes. Foram reconhecidos R$ 117,5 milhões de eventos não recorrentes que impactaram o EBITDA do período, mencionados anteriormente. O EBTIDA Ajustado apresentou no segundo trimestre de 2022 um aumento de R$ 39,3 milhões quando comparado com o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 44,1 milhões.

No acumulado dos seis primeiros meses de 2022 o EBTIDA Ajustado teve um aumento de R$ 49,3 milhões quando comparado com os 6M22, apresentando respectivamente aumentos de 10,2 p.p. e 7,1 p.p. de melhora de eficiência sobre a Receita Líquida.

Quando olhamos para o empréstimos e financiamentos à longo prazo, enxergamos uma disparidade no aumento da despesa, saindo de R$ 44.438 milhões para 94.135 milhões.

Infelizmente, apesar dos resultados, a empresa ainda está se reestruturando, colocando seu caixa em dia, e não será possível a distribuição de proventos ou o pagamento dos juros sobre capital próprio. Neste momento, a Bombril ainda está com débitos elevados para conseguir prosseguir com distribuições, contudo se continuar com o crescimento, em breve poderá alcançar altos índices de ebítida, e alavancagem, assim poderá dar maiores retornos aos acionistas.

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Até a próxima

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